top of page
  • catiacostafinance

Terminologias no processo de crédito



Recebeu a Simulação do seu crédito e não sabe o que significam a maior parte das palavras? Não esta sozinho, a maioria das pessoas não entende metade do que está escrito numa fine (e aqui já começa, sabe o que é a fine?)

Aqui na CC finance acreditamos que só uma pessoa informada toma decisões conscientes e pedir um crédito requer uma decisão consciente. Por isso queremos com este post tentar explicar a maior parta das terminologias de uma forma curta e clara.



fine (Ficha de informação normalizada europeia)

é o documento que as instituições financeiras são obrigadas a facultar ao cliente antes de contratar o crédito. Este documento contem todas as condições e despesas imputadas ao cliente do produto que pretende contratar nomeadamente o crédito.



capital próprio

o capital que o banco exige que o cliente tenha. no crédito habitação o banco empresta em regra no max. 90% do valor da compra. 10% o cliente tem que trazer como capital próprio, exemplo uma casa custa 200.000 EUR, o Banco empresta 180.000 EUR e o cliente tem que ter como capital próprio 20.000EUR.



euribor

é a média das taxas de juro praticadas nos empréstimos entre instituições de crédito europeias. O seu cálculo é feito de forma diária e varia em função de um prazo. 



mtic (montante total imputado ao consumidor)

este é o valor total que o cliente vai ter de devolver ao banco, este inclui o montante do empréstimo + total de custos (juros + comissões + despesas + impostos + seguros)



spread

é a margem de lucro para o banco, tendo em conta, entre outros, o risco de crédito do cliente. o Spread é por norma fixo e varia de Banco para banco e de contrato para contrato.



taeg (taxa anual de encargos efetiva global)

É uma medida do custo total do crédito e ajuda a comparar várias proposta de crédito. A teag inclui juros; comissões; despesas; impostos e seguros



tan (taxa anual nominativa)

é uma taxa anual que inclui o pagamento dos juros. ao contrário da TAEG não inclui comissões; despesas; impostos e seguros 


taxa fixa

A taxa de juros mante se constante ao longo do contrato. Habitual nos créditos ao consumo



taxa mista

No início do crédito a taxa é fixada por um tempo determinado, por exemplo, 10 ou 15 anos. depois deste tempo passa para taxa variável



taxa variavel

A taxa de juro do empréstimo resulta da soma de duas componentes: a Euribor, e o spread. O spread e fixo e O cliente pode escolher o prazo da Euribor, três, seis ou 12 meses. O valor da Euribor é revisto após o prazo a que se refere.  Quando o valor da Euribor é revisto, a taxa de juro do empréstimo pode subir ou descer, refletindo a eventual alteração do valor da Euribor. O montante da prestação pode, assim, aumentar ou diminuir



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page